Central: 0800 284 5551
Tel: (71) 3321-1543 - Telefax.: (71) 3321-5196 - cedeca@cedeca.org.br
Rua Gregório de Matos, Nº 51 - 2º andar - 40.026-240 - Pelourinho - Salvador/Bahia

Imprensa

Notícias
04 de Outubro de 2016

Unidade programa festa no Dia das Crianças

  Pelos menos 300 crianças do bairro Maria Matos (Rua de Palha) e das comunidades Ilha Verde, Roça do Povo e áreas vizinhas terão um dia especial para comemorar o dia delas em grande estilo. Para isso, a equipe da Unidade de Saúde de Família (USF) Jorge Amado, naquele bairro, já está mobilizada para promover uma manhã inteira de atividades lúdicas, muita diversão e lanches.

O Dia das Crianças é tradicionalmente comemorado no dia 12 de outubro, mas a equipe decidiu antecipar a programação para sexta-feira, dia 7, com a festa que acontecerá em frente à própria sede da USF. A administradora da USF, Uildes Santana de Sá, garantiu que não faltarão jogos, brincadeiras diversas, dança, música, teatro e, claro, muita alegria e descontração. Também haverá lanches para todas as crianças presentes.

Uildes informou ainda que a realização do evento só será possível por causa do apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), além de algumas empresas e pessoas que contribuíram com a doação de brinquedos e lanches.

“Não temos dúvida de que será um momento importante e de muita de alegria e descontração para essa turminha que nem sempre tem oportunidade de participar de programação festiva como a que está sendo preparada com muito carinho”, comentou. A administradora disse que toda a equipe de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e demais funcionários da Unidade de Saúde da Família se mobilizou para ajudar na organização da festa e na doação de brindes.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, que participará da abertura da programação, lembra que o poder público tem o dever de assegurar os direitos da criança, o que não inclui apenas a saúde como prioridade, mas também uma boa educação, o esporte e, principalmente, o lazer, que também contribui para uma boa qualidade de vida.

O secretário representou o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, na solenidade de inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Jorge Amado, no dia 29 de julho passado. O evento contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, e de Comunicação, Gilvan Rodrigues, além de diretores de departamentos da Secretaria Municipal de Saúde e de pessoas da comunidade local.


22 de Setembro de 2014

Luz, Câmera...Ação!!


05 de Fevereiro de 2013

Solte a Voz neste Carnaval e participe da Ação Voluntária do Comitê de Enfrentamento!

 O CEDECA-BA e o Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, convidam a tod@s para SOLTAR  A VOZ E DENUNCIAR A VIOLÊNCIA SEXUAL E O TRABALHO INFANTIL!

09 de Dezembro de 2012

Documentário "Ser-tão inocente. As crianças de Monte Santo" já está no Youtube!

Documentário "SER-TÃO INOCENTE. AS CRIANÇAS DE MONTE SANTO" já está disponível no Youtube.

A história do "Processo" ilegal de Adoção de 05 crianças de uma mesma família do Sertão de Bahia, caso acompanhado pelo CEDECA Yves de Roussan, virou documentário belíssimo e já está disponível no Youtube.

Um filme belo, lírico, divertido e forte, como a vida no Sertão da Bahia!

 

 

 


20 de Novembro de 2012

Requerimento de reintegração familiar nas Aldeias SOS

NOTA PÚBLICA 

Ref. Caso das Crianças de Monte Santo e o requerimento de reintegração familiar nas Aldeias SOS

O CENTRO DE DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE YVES DE ROUSSAN – CEDECA/BA – vem a público esclarecer que, em 13.11.2012, protocolou diretamente com o juiz Luís Roberto Cappio petição na qual reiterou pedido de revogação da guarda provisória ao tempo em que requereu a reintegração familiar concernente ao caso das Crianças de Monte Santo junto à instituição denominada Aldeias SOS (arquivo anexo); em 19.11.2012, ou seja, sete dias depois, o Ministério Público somente fez ratificar este requerimento.

 


23 de Outubro de 2012

Petição Pública online a respeito do caso de Adoção ilegal das crianças de Monte Santo-BA

 Há mais de um ano 05 crianças foram entregues ilegalmente, em caráter de guarda provisória, no município de Monte Santo-BA em processo de Adoção. Após denúncia na mídia em rede nacional, a sociedade brasileira passou a exigir a solução do caso e criou uma petição pública online pedindo o retorno das crianças e a responsabilização dos envolvidos.

Desde jundo deste ano o CEDECA foi convocado pelo CECA e FDCA para acompanhar o caso das 05 crianças de Monte Santo arrancadas à força de sua família. A partir de então atuamos em uma comissão com esses órgãos não apenas na defesa jurídica da família, mas também, acompanhando-a, mobilizando a sociedade em torno da questão, denunciando o caso na Câmara de Vereadores e buscando a imprensa. A partir da reportagem do FANTÁSTICO, articulada pelo CEDECA e pela comissão, o caso tomou dimensão nacional e internacional; o povo brasileiro cumpriu seu papel na defesa dos direitos da criança, como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, se solidarizou com a família, exigindo a solução do caso, inclusive criando uma petição pública online que pede o retorno das crianças e a responsabilização dos envolvidos.

Para apoiar esta causa assine também a petição, basta cadastrar seu e-mail neste link:

 http://www.avaaz.org/po/petition/Monte_SantoBa_familia_pobre_tem_5_filhos_retirados_a_forca_de_casa_numa_adocao_criminosa_com_o_aval_do_Estado_Basta/

"FAÇA BONITO,

PREOTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES!"

 

                                                              

 a petição pública online foi


23 de Outubro de 2012

Entrevista do CEDECA na Rádio Metrópole sobre a Adoção Ilegal de Crianças em Monte Santo-BA

 Às 10h desta terça-feira @s Advogados do CEDECA, Isabella da Costa Pinto e Maurício Freire, concederam entrevista para a Rádio Metrópole. Mais uma vez fomos à imprensa denunciar os absurdos da adoção ilegal das 05 crianças de Monte Santo-BA.


15 de Maio de 2010

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil

Este ano reforçaremos a campanha de 2009, “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”.


25 de Novembro de 2008

Lula sanciona lei de combate à pedofilia na web

O texto, que visa a suprir lacunas nas leis no meio virtual, passa a criminalizar quem armazena material pedófilo.


Últimas Notícias

Agenda


Combata o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Se você sabe de algum caso, faça sua denúncia anônima. Não fique de braços cruzados.