Central: 0800 284 5551
Tel: (71) 3321-1543 - Telefax.: (71) 3321-5196 - cedeca@cedeca.org.br
Rua Gregório de Matos, Nº 51 - 2º andar - 40.026-240 - Pelourinho - Salvador/Bahia

Projetos

Promoção Defesa e Garantia de Direitos

Promoção Defesa e Garantia de Direitos

Compartilhe:


 

O projeto Promoção, Defesa e Garantia de Direitos, implementado pelo CEDECA-Ba, nas Casas de Acolhimento aos Adolescentes em conflito com a lei – CAM e CASE, tem como objetivos, além de contribuir para a formação da identidade dos adolescentes, promover, defender e garantir os Direitos da População Infanto-Juvenil através do oferecimento de orientação e capacitação de instrumentos teóricos e práticos que favoreçam o acesso à Justiça.

Iniciado em abril de 2004, na Casa de Acolhimento ao Menor – CAM, o Promoção, Defesa e Garantia de Direitos realizou oficinas temáticas com 30 adolescentes, que abordavam temas relacionados à identidade, convivência em grupo, gênero, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, dentre outros.

Estas oficinas abordam temas que são discutidos na sociedade e promovem discussões que possam fazer com que estes adolescentes sejam reintegrados à sociedade e construam um novo projeto para as suas vidas.

Também são oferecidos os atendimentos jurídico e social, através de um advogado e uma assistente social, que procuram entender a situação de cada um deles e fazer uma triagem para que, dentro das legalidades possíveis, os problemas sejam resolvidos.

Como produto final para o encerramento do Projeto na CAM, os educandos, juntamente com o professor Anativo, de Arte-educação, produziram uma peça teatral com todos os temas discutidos nas oficinas. O espetáculo foi apresentando em outros espaços além da CAM, como o Teatro Vila Velha, da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, dentre outros.

Atualmente, o Projeto esta sendo implementado na Casa de Atendimento Sócio-Educativo – CASE e conta com a participação de trinta jovens. As mesmas atividades estão sendo aplicadas, levando em consideração as especificidades de cada adolescente/educando.

Este Projeto conta com apoio do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente da Bahia – CECA e tem como parceiro a Fundação da Criança e do Adolescente – FUNDAC.



Últimas Notícias

Agenda


Combata o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Se você sabe de algum caso, faça sua denúncia anônima. Não fique de braços cruzados.