Central: 0800 284 5551
Tel: (71) 3321-1543 - Telefax.: (71) 3321-5196 - cedeca@cedeca.org.br
Rua Gregório de Matos, Nº 51 - 2º andar - 40.026-240 - Pelourinho - Salvador/Bahia

Notícias

Vem aí o Dia Estadual de Combate aos Homicídios e à Impunidade
12 de Agosto de 2014

Vem aí o Dia Estadual de Combate aos Homicídios e à Impunidade

Compartilhe:


O mês de agosto chegou e com ele vem se aproximando uma importante data para a proteção de crianças e adolescentes no estado: 26 de agosto é o Dia Estadual de Combate aos Homicídios e à Impunidade. A data marca a realização de ações que visam despertar a atenção da sociedade baiana para o quadro de violência e para a necessidade de enfrentar os homicídios e impunidade cometidos contra jovens.   

Em 2004, o Grupo de pais Pela Vida, vinculado ao Cedeca Bahia e composto por familiares de adolescentes vítimas de homicídios, sugeriram a criação de um dia que evidenciasse o quadro de violência infantojuvenil na Bahia. O grupo, que tem como lema transformar a dor em luta, apresentou a proposta à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, da qual o deputado Yulo Oiticica era integrante. Ele elaborou o Projeto de Lei, propondo a criação do dia sugerido, que se tornou lei após ser aprovado pelo Legislativo baiano, em 2005.

A partir daí, através da Lei 9.520, ficou instituído o 26 de agosto como o Dia Estadual de Combate  aos Homicídios. A data faz referência a um crime ocorrido em 1993, no bairro do Lobato, em Salvador, conhecido como a Chacina do Lobato. No episódio, quatro adolescentes foram assassinados por um policial militar e um agente ferroviário. Apesar da comoção e da brutalidade do crime, os réus foram postos em liberdade após sete anos de reclusão.

 

 


Autor: Gisa Barbosa

Últimas Notícias

Agenda


Combata o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Se você sabe de algum caso, faça sua denúncia anônima. Não fique de braços cruzados.