Central: 0800 284 5551
Tel: (71) 3321-1543 - Telefax.: (71) 3321-5196 - cedeca@cedeca.org.br
Rua Gregório de Matos, Nº 51 - 2º andar - 40.026-240 - Pelourinho - Salvador/Bahia

Notícias

Revista cita aplicativo Proteja Brasil como um dos melhores da semana
22 de Julho de 2014

Revista cita aplicativo Proteja Brasil como um dos melhores da semana

Compartilhe:


O "Proteja Brasil", aplicativo para smartphones e tablets que facilita denúncias de violação de direitos humanos de crianças e adolescentes, foi destaque desta semana no portal da revista Exame. O aplicativo é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e com a organização baiana CEDECA.

Desenvolvido pela empresa Ilhasoft, o aplicativo informa ao usuário os telefones e endereços de delegacias de proteção da criança e do adolescente, conselhos tutelares, juizados e outros equipamentos de proteção nas capitais brasileiras. Nas demais cidades, o aplicativo indica o Disque Direitos Humanos - 100, enquanto brasileiros que estão no exterior encontram nele os números de telefones e endereços das Embaixadas e Consulados do Brasil.

Além disso, o Proteja Brasil técnicas de geo-referenciamento para informar a rota de mais rápido acesso a estes equipamentos. O aplicativo traz ainda informações sobre os diversos tipos de violência contra crianças e adolescentes, como negligência, abandono, discriminação, agressões físicas e psicológicas, trabalho infantil, abuso e exploração sexual.

 

Destaque – Esta é a terceira vez que o aplicativo é destaque entre os meios de comunicação especializados e novas tecnologias de informação. Em maio, ele foi escolhido um dos dez melhores aplicativos da semana pela revista Info. Em junho, o site Techtudo, do grupo Globo, avaliou com nota 10 os quesitos de interface, de usabilidade, de desempenho e de funcionalidade dele.

O caráter inovador do aplicativo também levou, em junho, à abertura de negociações para exportar a tecnologia a países como a Costa Rica, o Irã, a Jamaica e a República Dominicana.

 

Denúncias – Do lançamento em 18 de maio, Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças, até o dia 20 de junho, o Proteja Brasil registrou mais de 30 mil downloads. Além disso, foi utilizado para realizar mais de 3,8 mil ligações aos serviços da Rede de Proteção à Infância. Dessas, 2.959 denúncias foram realizadas ao Disque Direitos Humanos – 100. As demais 857 ligações foram feitas para outras instituições, como delegacias especializadas e conselhos tutelares.

 

O aplicativo pode ser baixado para smartphones ou tablets, pela Apple Store e no Google Play. Basta procurar pelo nome 'Proteja Brasil’ para fazer o download.


Autor: Assessoria de Comunicação SDH

Últimas Notícias

Agenda


Combata o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Se você sabe de algum caso, faça sua denúncia anônima. Não fique de braços cruzados.