Central: 0800 284 5551
Tel: (71) 3321-1543 - Telefax.: (71) 3321-5196 - cedeca@cedeca.org.br
Rua Gregório de Matos, Nº 51 - 2º andar - 40.026-240 - Pelourinho - Salvador/Bahia

Notícias

Copa do Mundo: Plantão Integrado protege direitos de crianças e adolescente em Salvador
16 de Junho de 2014

Copa do Mundo: Plantão Integrado protege direitos de crianças e adolescente em Salvador

Compartilhe:


A cidade de Salvador, uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014, contará, durante todo o período do mundial, com um Plantão Integrado para garantir proteção integral e prevenir qualquer forma de violação aos direitos de crianças e adolescentes. Para tanto, foi instalada uma estrutura de atenção e atendimento composta por órgãos públicos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos como Conselho Tutelar, Ministério Público, Delegacias Especializadas, Juizado da Infância e Adolescência, Sedes, Semps, Fundac e SRTE. A cerimônia de abertura dos trabalhos ocorreu na manhã desta quinta-feira (12), no auditório da Fundac, em Brotas, na capital baiana.

Atividades semelhantes ocorrerão em todas as capitais que recebem os jogos. Em Salvador, o plantão será de doze horas - iniciando três horas antes nos dias de jogos do Brasil, jogos em Salvador, oitavas e quartas de final, semifinal e final - e contará com duas equipes multidisciplinares fixas e volantes de proteção, além de Espaços Temporários de Convivência e do Observatório de Violação dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Trabalho Infantil - Durante os 16 dias de jogos a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia realizará fiscalizações de combate ao trabalho infantil. O monitoramento será feito no entorno das áreas de exibição dos jogos, de acordo com escala de ação fiscal/AFT, com o objetivo de coibir a exploração de mão de obra de crianças e adolescentes pelos estabelecimentos legalmente constituídos.

O Plantão Integrado também divulgará os mecanismos de denúncia, inclusive o aplicativo Proteja Brasil, que oferece aos usuários uma relação de contatos e endereços de todas as redes de proteção da criança e do adolescente disponíveis na localidade. Também será distribuído material de apoio como folders informativos e materiais de campanhas sobre direitos de crianças e adolescentes.

 


Autor: Secretaria de Desenvolvimento Humano

Últimas Notícias

Agenda


Combata o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Se você sabe de algum caso, faça sua denúncia anônima. Não fique de braços cruzados.