Central: 0800 284 5551
Tel: (71) 3321-1543 - Telefax.: (71) 3321-5196 - cedeca@cedeca.org.br
Rua Gregório de Matos, Nº 51 - 2º andar - 40.026-240 - Pelourinho - Salvador/Bahia

Notícias

Documentário "Ser-tão inocente. As crianças de Monte Santo" já está no Youtube!
09 de Dezembro de 2012

Documentário "Ser-tão inocente. As crianças de Monte Santo" já está no Youtube!

Compartilhe:


O caso das 05 crianças de uma mesma família do Sertão da Bahia, separadas e entregues ilegalmente a famílias de São Paulo através de Guarda Provisória, acompanhado pelo CEDECA Yves de Roussan, virou Documentário belíssimo e já está disponível no Youtube.

Inicialmente a proposta do filme era apresentar as aberrações jurídicas do processo como a ausência de estágio de convivência, a celeridade recorde de poucas semanas para as crianças serem levadas, o impedimento do exercício do direito de defesa pelos pais, a retirada ilegal das crianças de seu lar sem recomendação do Serviço Social e Conselho Tutelar do município, a separação ilegal dos irmãos e outras...

 Porém, ao chegar à cidade, a Documentarista preferiu tratar da beleza da vida naquele lugar, das pessoas e da família, da liberdade e felicidade das crianças. 

Um filme belo, lírico, divertido e forte, como a vida no Sertão da Bahia.
.
 
“Para mim foi um super aprendizado participar desse documentário. A simplicidade do Sertanejo é a riqueza que o mundo precisa”,                                                                                                 Dão- Cantor, participa da trilha sonora e narrativa de um dos poemas.
 
“Personagens até então arquetípicos - sertão, pai, mãe, família - ganham dimensões épicas neste documentário que concede cor, som, luz, sentido e movimento a este caso triste, o qual nos diz muito como brasileiros, sobre como os brasileiros pobres são tratados e também analisa as relações colonizadas entre o Nordeste e os grandes centros do país.”
                                                                                                 Maurício Freire, Advogado da família, encaminhado pelo CEDECA.
 
“A determinação e o amor das pessoas envolvidas no projeto se confundem com o mesmo sentimento da família de ter seus filhos de volta. É muito gratificante poder ver essa história contada com tanta sensibilidade e coragem!”
                                                                         Isabella da Costa Pinto Oliveira - Advogada da família, encaminhada pelo CEDECA
 
“Quando assisti às imagens e parei pra pensar que meu filho, morando em um apartamento, tem a maior dificuldade para encontrar espaço para brincar, enquanto aquelas crianças vivem livres, mesmo em uma realidade distinta da nossa da capital, senti vontade de ir embora para morar no interior”, confessa. 
                                                                                                                                 Beto Braga - Participou da Edição do filme.
 
“Foi um sonho produzir um documentário tão rápido, totalmente independente de recursos financeiros, e com a adesão de tantos profissionais competentes. Renova a esperança na solidariedade e altruísmo. Agora sinto segurança em dizer que uma revolução de amor é possível”.
                                                       Marta Torres - Produtora e Diretora do Documentário, bem como Fotógrafa e Defensora Pública.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Últimas Notícias

Agenda


Combata o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Se você sabe de algum caso, faça sua denúncia anônima. Não fique de braços cruzados.