Central: 0800 284 5551
Tel: (71) 3321-1543 - Telefax.: (71) 3321-5196 - cedeca@cedeca.org.br
Rua Gregório de Matos, Nº 51 - 2º andar - 40.026-240 - Pelourinho - Salvador/Bahia

Imprensa

Releases
05 de Outubro de 2016

Cedeca/BA realiza palestra e recebe doação de brinquedos

Compartilhe:


 Funcionários de uma empresa em Salvador participam da ação e conhecem o trabalho desenvolvido pela instituição

 

 


Na próxima sexta-feira, dia 7 de outubro ás 14h, voluntários da empresa multinacional de contact center Atento, farão uma doação de brinquedos e participarão de uma palestra com a equipe técnica do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – Cedeca/BA, que há 25 anos contribui para a proteção de crianças e adolescentes em situações como violência física e sexual além de crimes de homicídio. 
Para assistente social Sheila Araújo “A ação é importante uma vez que aproxima a sociedade da corresponsabilidade contribuindo, assim, com o programa. Ressaltando que o ideal é que todas as famílias sejam protagonistas de sua história, e que tenham condições dignas de oferecer o sustento dos seus filhos”. 
Os colaboradores da empresa, fizeram uma campanha interna de arrecadação de brinquedos novos e usados junto aos funcionários dos sites Cabula e Uruguai, com o objetivo de doa-los ao Cedeca. 
Para recepcionar os voluntários e a imprensa, além do coordenador executivo Waldemar Oliveira, estarão presentes assistente social, jornalista, psicólogos e advogados, que irão apresentar as ações institucionais e as diretrizes internas e externas da sua Política de Proteção à Infância. 
O Sr. Waldemar Oliveira pondera que “É um prazer para o Cedeca fazer com que cada vez mais pessoas entrem na luta ao enfrentamento à exploração sexual, violência física e ao trabalho infantil.

 

SERVIÇO 
O quê: Cedeca/BA realiza palestra e recebe doação de brinquedos
Quando: 7 de outubro (sexta-feira), às 14h 
Onde: Sede do Cedeca/BA (Pelourinho)
Indicação de fonte: Waldemar Oliveira (Coordenador Executivo) e Sheila Araújo (Assistente Social) 

Atendimento à imprensa: 

Deivide Michel (71) 9 8628-8496


Autor: Deivide Michel

18 de Maio de 2007

Seminário marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil

Compartilhe:


Baixe os arquivos da matéria

Que políticas públicas existem para garantir o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, e qual a efetividade das mesmas? A pergunta é tema de um Seminário promovido pelo Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Estado da Bahia. A data escolhida foi o 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
O assunto ganha especial importância neste momento. Um levantamento da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos e Unicef, registra casos de exploração sexual comercial de crianças e adolescentes em 927 dos 5.561 municípios brasileiros. No ano de 2006, Salvador liderou as denúncias ao Disque 100, serviço de Disque-Denúncia da Secretaria Especial de Direitos Humanos. Mas o tabu que ainda envolve esse tipo de crime faz crer que muitos casos sequer chegam a ser denunciados.
Programação – Um dos palestrantes do evento promovido pelo Comitê é o sociólogo Gey Espinheira. Jessé Silva, Maria Eunice Kalil (Fórum Comunitário de Combate à Violência), Karin Koshima (CEDECA-BA) e Carla Pisano são outros palestrantes que já confirmaram a presença. As violações de direitos contra crianças e adolescentes, os serviços de atendimento às vítimas de violência sexual e o orçamento destinado a essas ações serão temas tratados no Seminário.
Homenagem – No final do evento está prevista uma homenagem à Samantha Xavier e Jô Costa, profissionais do CEDECA-BA vítimas do acidente com o avião da Gol ocorrido em setembro. A militância de ambas à causa torna a homenagem mais do que merecida.

SERVIÇO
O quê: Seminário Políticas públicas para o Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil
Quando: 18 de Maio (sexta-feira), das 9h às 17h
Onde: Auditório do Ministério Público do Estado da Bahia (Nazaré)
Entrada franca. Inscrições no local.
Atendimento à imprensa:
Ana Fernanda Souza (9297-9902) / Luciana Rebouças (9933-2430)
Programação Seminário
Políticas Públicas para o enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil


8h30 – Recepção e credenciamento de participantes.

9h – Mesa de abertura:
Sr. Jacques Wagner, governador do Estado
Sr. João Henrique Carneiro, prefeito de Salvador
Sr. Waldemar Oliveira, membro da Coordenação-Colegiada do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

9h30 – Mesa 1 – Violações de Direitos contra Crianças e Adolescentes
Palestrantes: Gey Espinheira e Jessé Silva
Coordenação: Débora Cohin

10h30 – Debate
Mediação: Débora Cohin

12h – Intervalo para Almoço

14h – Mesa 2 – Serviços de atendimento, orçamento e políticas públicas
Palestrantes: Maria Eunice Kalil, Karin Koshima e Edneide O’Wyer
Coordenação: Andréa Nery

15h30 – Debate
Mediação: Andréa Nery

16h30 – Encerramento – Homenagem à Samantha Xavier e Jô Costa.

Baixe os arquivos da matéria

25 de Janeiro de 2007

Comitê Baiano lança Campanha contra Violência Sexual nesta terça.

Compartilhe:


O enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes acaba de ganhar reforço. Na próxima semana, o Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes traz a Salvador Leila Paiva, diretora do Programa de Assistência a Crianças e Adolescentes Vítimas de Tráfico para Fins de Exploração Sexual da Partners of The Americas, e Cristina Albuquerque, coordenadora do Programa Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Ambas farão palestra no seminário Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes – Reflexões e Soluções, que marca o lançamento da Campanha de Verão anual promovida pelo Comitê. O evento acontece neste dia 30 de janeiro, terça-feira, das 13h às 17h30, no Hotel Tropical da Bahia (Campo Grande). Leila e Cristina vão apresentar as ações desenvolvidas em nível federal para pôr fim a esta que é uma das mais graves violações aos direitos humanos de crianças e adolescentes: a violência sexual.

O Seminário é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pela Internet - basta enviar uma mensagem para o e-mail comunicacao@cedeca.org.br com a palavra “Seminário” no campo assunto. A mensagem deve conter nome completo, profissão, telefone para contato e, se for o caso, a instituição que o participante representa.

No dia 31 de janeiro (quarta), é a vez dos profissionais dos setores hoteleiro, de transportes e de segurança serem sensibilizados para a Campanha. Nesta data, o Comitê realiza oficinas com este público no Hotel Portobello (Ondina), com o objetivo de incluí-los no enfrentamento ao crime. As oficinas têm carga horária de 4 horas, e acontecem em dois turnos – pela manhã ou à tarde. Elas serão conduzidas por profissionais do CEDECA-BA, Sentinela e Viver, instituições que compõem o Comitê.

Sobre a Campanha
Iniciada em 1995, a Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem como objetivo promover e proteger os direitos da população infanto-juvenil. O Comitê foi organizado em 2003, fruto da articulação entre a sociedade civil e as organizações governamentais parceiras da Campanha, e hoje conta com mais de 70 entidades. Além do Seminário e das Oficinas, são ações da Campanha a panfletagem em pontos turísticos da cidade, a distribuição de camisetas, a veiculação de spots na TV e a mobilização do poder público.

Sobre a Partners of the Americas:
A organização Partners of the Americas, que desde 1994 vem implementando programas sociais no Brasil, com destaque ao POMMAR , PAIR , EDUCAR e VENCER e desde 2006 implementa o novo Programa na área de assistência direta a crianças e adolescentes vítimas da exploração sexual comercial e tráfico, para esses fins, com recursos oriundos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional/ USAID.

Este novo Programa tem desenvolvido em 10 cidades brasileiras, inclusive em Salvador, ações referenciais visando qualificar e fortalecer a rede de atendimento e acolhimento em abrigos que atendem crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual e tráfico.

Sobre a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República:
A Secretaria Especial dos Direitos Humanos é o órgão da Presidência da República que trata da articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a proteção e promoção dos direitos humanos. O órgão foi criado em 28 de maio de 2003 e possui dentro da sua estrutura organizacional a Secretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – Reflexões e Soluções
Programação do Seminário

13h – Recepção de participantes, com credenciamento e entrega de material.

13h30 – Montagem da mesa:

  • Governador do Estado da Bahia, Sr. Jaques Wagner
  • Secretário Estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Sr. Valmir Carlos da Assunção
  • Secretária Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Srª. Marília Muricy Machado Pinto
  • Presidente da Comissão de Defesa da Criança, Adolescente e Juventude da Assembléia Legislativa, deputada Lídice da Mata
  • Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Yulo Oiticica,
  • Presidente da Bahiatursa, Srª. Emília Maria Salvador Silva
  • Prefeito da cidade de Salvador, Sr. João Henrique de Barradas Carneiro
  • Secretário Municipal do Desenvolvimento Social, Sr. Carlos Ribeiro Soares
  • Coordenador do Escritório Bahia, Sergipe e Espírito Santo da Unicef, Sr. Ruy Pavan
  • Presidente da Câmara Municipal de Salvador, Sr. Valdenor Cardoso
  • Representante da coordenação-colegiada do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Estado da Bahia, Sr. Waldemar Oliveira.
  • Diretora de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis, Srª. Edna Sena
  • Coordenadora do Setor Sócio-Ambiental da Concessionária Litoral Norte/Instituto Invepar, Srª. Juçara Santos

15h – Palestra

  • Diretora do Programa de Assistência a Crianças e Adolescentes Vítimas de Tráfico para Fins de Exploração Sexual da Partners of The America, Srª. Leila Paiva
  • Coordenadora do Programa Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Presidência da República, Srª. Cristina Albuquerque

16h30 – Abertura para debate

17h – Falas de encerramento

17h30 – Coquetel de encerramento


O quê: Lançamento da Campanha de Verão do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Estado da Bahia.
Dia 30 de janeiro (terça), das 13h às 17h30 – Seminário Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – Reflexões e Soluções.
Onde: Hotel Tropical da Bahia (Campo Grande)
Dia 31 de janeiro (quarta), das 8h às 12h e das 14h às 18h – Oficinas para profissionais da área hoteleira e de transporte.
Onde: Hotel Portobello, Ondina (Avenida Oceânica, em frente ao Othon Palace).


Atendimento à Imprensa
Ana Fernanda Souza – 71 3321-5202 (manhã) / 71 8801-7902
Luciana Rebouças – 71 3321-5202 (tarde) / 71 9933-2430



Últimas Notícias

Agenda


Combata o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Se você sabe de algum caso, faça sua denúncia anônima. Não fique de braços cruzados.